14 abril 2004

Famílas (a)Normais



É bastante curioso o entendimento que este Governo tem de família. Considerar família normal, aquela que se compõe de pai, mãe e filhos é, a todos os títulos, uma novidade.

Se tivermos em conta a história de Portugal vemos que desde a reconquista cristã, passando pelos descobrimentos, até aos mais recentes exílios políticos e de origem laboral proporcionados pelo fascismo, as famílias nunca foram maioritariamente assim. Os homens saiam em busca de "melhor sorte" ou de territórios deixando as mulheres sozinhas em casa a cuidar dos seus filhos. A normalidade, portanto, era a da união entre as mulheres, mães e avós, em torno da educação dos filhos. E claro havia os foras-da-lei. Existiam de facto! Gente que vivia fora das cidades e das suas leis. Não queriam nem aceitavam a ordem vigente e aí há muitos relatos de famílias muito diferentes... (das que este governo toma por iguais).

Isto tudo só para dizer uma coisa: por debaixo de uma capa de "fim das ideologias" e do apregoar da "normalidade" este governo não faz mais que tentar uma ideologia bem vincada de conservadorismo e da mais elementar agressividade aos direitos dos cidadãos, que cada vez mais não optam por esse tipo de famílias (felizmente).

rui