17 maio 2005

e eles aumentam as propinas

"Dois em cada cinco dos estudantes do ensino superior não acaba o curso por não ter dinheiro"

estudo divulgado ontem

08 maio 2005

DERSU UZALA - A ÁGUIA DAS ESTEPES

SEXTA 13 18H30 NO CINEMA QUARTETO
Legendado em Português

Desde há vários anos ausente do circuito comercial, esta obra-prima poderá agora ser (re)vista graças aos esforços do ABC Cine-clube.

A acção decorre nas estepes da Sibéria no limiar do séc. XX, sobre a relação entre um jovem oficial czarista (Yuri Solomin) que chefia uma expedição cartográfica e um velho lenhador (Maksim Munzuk) de uma tribo local, contratado como guia da missão.

Originários de universos totalmente diferentes, os dois homens acabam por partilhar fraternalmente os mesmos perigos e emoções, cimentando uma profunda amizade nascida da sua vivência, vulnerabilidade e resistência ante uma natureza adversa e imensa.

Filmado na sequência de uma depressão por que passou o cineasta e o levou a uma tentativa de suicídio em 1971, perante a indiferença dos estúdios nipónicos, Dersu Uzala – produção da Mosfilm, URSS – obteve enorme e inesperado êxito internacional, vencendo o Óscar Para o Melhor Filme de Língua Estrangeira (1975), bem como o Grande Prémio do Festival de Moscovo.
Para encerramento do ciclo Cinema e Ambiente, iniciado no princípio de Abril, com sessões no Cinema Quarteto e na SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, o ABC Cine-Clube de Lisboa exibe o célebre filme de Akira Kurosawa, Dersu Uzala – A Águia das Estepes.

FICHA TÉCNICA
Realização: Akira Kurosawa.
Direcção de Produção: Yoichi Matsue, Nicolai Sizov.
Guião: Akira Kurosawa, Yuri Nagibiu, segundo o relato de viagem do explorador Vladimir Arseniev.
Fotografia: Fyodor Dobronravov, Yuri Gantman, Asakasu Nakai.
Música: Isaac Schwartz.
Intérpretes: Yuri Solomin, Maksim Munzuk, Suimenkul Chokmorov, Svetlana Danilchenko.
Produção: Japão / URSS (Atelier 41 / Daiei Studios / Mosfilm / Satra), 1974, 137 min.