20 julho 2009

Eleições para Lisboa

Quem é que fingiu ter recuperado milhares de casas devolutas em Lisboa? Pinturas de fachada com tudo lá dentro podre (sim, uma delas vi, rua da Madalena, edifício da câmara com buracos no chão, vigas do telhado a cair, escadas em colapso) mas com a pintura de fachada a brilhar (o aspecto da cidade também conta mas pintar um edifício podre, fotografá-lo e colocá-lo no site da câmara municipal a dizer: já recuperámos não sei quantas casas em Lisboa?).


Quem é que espalhou mega cartazes na cidade a dizer: Aqui vai nascer um projecto de... Renzo Piano ou whatever who?


Quem é que encerrou a Feira Popular?

18 julho 2009

Maria João Pires


"De repente um pouco por toda a parte os comentários são unânimes em como afinal ela não é assim tão boa pianista.
Este é o país que não tem uma companhia de ópera e não dá pela falta dela!!! Estas são as pessoas que não têm uma orquestra por capital de distrito e não contestam!!! Este é o povo que assiste (não assiste, porque não vai lá — ainda por cima!) à Companhia Nacional de Bailado a dançar ao som de uma gravação, porque não há uma orquestra dedicada à CNB e em vez de se revoltarem contra isso, ainda acham que a Cultura tem dinheiro a mais!
Ora neste país de melómanos, de onde aparecem repentinamente todos estes críticos altamente informados e com capacidade atestada para comentar o valor da Maria João Pires enquanto pianista? Estes altíssimos musicólogos, muito mais sabedores que qualquer Barenboim que — pobre ignorante — continua a admirá-la e a querer e gostar de trabalhar com ela?!
Fica o vídeo: para que não voltem a comentar sem ter tido a oportunidade de a ouvir pelo menos uma vez. Já agora, os ignorantes deste vídeo, que insistem em trabalhar com tão terrível pianista — o que se confirma na audição — são Pierre Boulez e a Filarmónica de Berlim, que não vou apresentar, uma vez que qualquer coisa que eu possa dizer ficará certamente muito aquém do que a maioria dos tão bem informados melómanos-comentadores sabem! Disparem à vontade, que eu aposto que o Wolfgang estará regaladinho se puder ouvir o seu concerto assim."
Escreve a Helena Romão aqui

16 julho 2009

Miguel Vale o que Vale Almeida

Diz o antropólogo que o Sócrates tem um estilo próprio sem obedecer a um guião estético ou a um foclore de referências específico. Talvez fosse acertado que consultasse os seus colegas especializados em matérias de folclore.
De resto nada do que é dito contraria os textos ou o pensamento a que Miguel Vale de Almeida habituou os leitores do seu blogue.

Cultura para e não de todos

Para seguir eventos gratuitos em Lisboa neste blogue.

05 julho 2009

Museu de Arte Popular

Há algo de muito interessante a acontecer, um grupo de cidadãos envolvendo-se para salvar, resgatar, requalificar o Museu de Arte Popular. A imensa dificuldade em lidar com este legado (a visão infantilizada de Povo que era aqui apresentada pelo Estado Novo, visão que servia na perfeição a ideia do povo pobre mas honrado, feliz nas suas tarefas do campo), a mudança da etnologia para o respetivo Museu Nacional no Restelo (edifício igualmente fantástico) com o seu enorme espólio fizeram deste museu (o edifício e o espólio) um fantasma que se tem mantido e reservado à incúria e ao abandono nas últimas décadas, para pobreza e infelicidade de todos nós.
Está em curso uma petição e foi criado este blogue para que não só a memória do artesanato e das práticas quase sempre sem registo escrito possa sobrevir mas para que, os lisboetas, as pessoas, possam decidir da vida da sua cidade (aqui dos equipamentos culturais mais permanentes).

02 julho 2009

Para continuarmos a comer bacalhau


Há escolhas de consumo que a maioria de nós não pode fazer. Mas é fácil deixar de comprar peixe no Pingo Doce e no Feira Nova enquanto não cumprirem requisitos de pesca sustentável. Não compre peixe no sítio do costume, obrigada Greenpeace.